CIRCULAÇÃO IRREGULAR

Mais de 3 mil infrações são registradas por utilização dos corredores de ônibus em Maceió

Nos dois primeiros meses de 2023, foram registradas 3.351 infrações por condutores que utilizaram a faixa exclusiva para ônibus de modo indevido, quase três vezes mais que o mesmo período do ano passado
Por Allan Barros / Estagiário sob supervisão 14/03/2023 - 04:00
A- A+
Evinho Silva / Ascom SMTT
Faixas exclusivas para ônibus servem para dar celeridade às rotas dos transportes coletivos
Faixas exclusivas para ônibus servem para dar celeridade às rotas dos transportes coletivos

3.351 infrações foram registradas, nos dois primeiros meses de 2023, por condutores utilizarem a faixa exclusiva para ônibus de modo indevido. O número é quase três vezes maior que o mesmo período do ano passado. Em janeiro e fevereiro de 2022, foram contabilizadas 1.224 ocorrências deste tipo. Já durante todo ano passado, foram realizadas 12.980 autuações.

O superintendente Municipal de Transportes e Trânsito, André Costa, destaca o quanto os dados demonstram o descumprimento da legislação.

"O aumento nos registros comprova o quanto os condutores insistem em desrespeitar a área que tem a principal missão de oferecer mais celeridade nos deslocamentos", destacou o titular da pasta.

O uso indevido da faixa nos horários e dias proibidos é considerada uma infração de natureza leve. O condutor que for flagrado trafegando indevidamente por este local será autuado no valor de R$ 88,38, perdendo três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O motorista de ônibus Alexsandro Sousa reclama do mau uso do corredor exclusivo para ônibus. "Os condutores usam bastante [a faixa] e não respeitam. É uma situação prejudicial para nós motoristas, que não conseguimos cumprir o horário das viagens e para os passageiros, que chegam atrasados no trabalho, na faculdade", contou o profissional.

Todos os dias o transporte público de Maceió transporta em média 240 mil passageiros nos coletivos do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM). 

Inajara Soares utiliza os coletivos e discorda das pessoas que descumprem as normas de circulação. "Vêm motos, vêm carros e atrapalham o trajeto. Daí demoramos horas e horas parados no trânsito", pontuou a empregada doméstica.

Conforme levantamento do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) a redução de tempo com ampliação de medidas fiscalizatórias diminuiu, em média, 30 minutos no percurso de ida de volta, para quem faz o trajeto de ônibus.

A fiscalização é realizada através de rondas, efetuadas pelos agentes de trânsito da SMTT de Maceió, e também por equipamentos eletrônicos. O trabalho conta também com a presença de equipes formadas por agentes e fiscais de transportes no interior dos ônibus, sempre com o objetivo de garantir o cumprimento das leis.

Regra do horário para a faixa exclusiva para ônibus


Os dias e horários de proibição da circulação de veículos individuais é de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h. Fora desses dias e horários, é livre a circulação de automóveis nos corredores prioritários de ônibus. Aos finais de semana e feriados, períodos em que o fluxo de veículos trafegando pelas vias de Maceió é menor, é autorizado o tráfego. 

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato