AÇÃO
Operação Evanesco” desarticula organização criminosa que atuava na capital e no interior
Operação cumpriu 10 mandados de busca e apreensão em quatro cidades de Alagoas
Durante a "Operação Evanesco", deflagrada nesta terça-feira (25), pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e Lavagem de Bens (Gaesf), as equipes se dirigiram ao Mercado da Produção, no bairro da Levada, em Maceió, local onde funcionaria uma das empresas integrantes da Organização Criminosa (Orcrim), e se depararam com o lugar vazio, pois o estabelecimento era fictício. O objetivo da operação foi combater a prática da sonegação fiscal.
Ao todo, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital, sendo oito em desfavor de pessoas físicas e dois tendo como alvos pessoas jurídicas. A operação aconteceu nos municípios de Maceió, Pilar, São José da Laje e Taquarana.
Durante o cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam bens considerados de altos valores, a exemplo de dois veículos Range Rover , um veículo modelo Discovery, uma pick up Strada, um Corolla, duas caminhonetes Hilux, duas motocicletas, um quadriciclo e um trator. Também foram localizadas chaves de outros veículos não encontrados nos endereços das buscas.
Dos investigados também foram apreendidas folhas de cheques, iphones e smartphones, notebooks, maquineta, contratos e registros de terrenos; HD’s, revólveres do calibre 38, além de munições de espingarda do calibre 12, notebooks, CPU’s, documentação. No interior, alguns cavalos foram submetidos a exames de Anemia Infecciosa Equina e Mormo para garantir a Guia de Transporte Animal (GTA).
A Orcrim em questão atuava no segmento de alimentos, com a prática de ilícitos penais de sonegação fiscal, lavagem de bens e falsidades, cujos prejuízos chegam a R$ 35 milhões para os cofres públicos do Estado. Para o cumprimento dos mandados, o Gaesf atuou conjuntamente com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), as polícias Civil e Militar e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE).