INCÊNDIO
Transporte público deixa usuários com dificuldade de locomoção em Arapiraca
Setor tenta amenizar danos após incêndio que destruiu nove ônibus na cidade
A população de Arapiraca iniciou a semana com o serviço de transporte público deficiente. Neste domingo, 28, nove ônibus da empresa RM Viação foram destruídos totalmente num incêndio cujas causas estão sendo apuradas. Uma equipe do Corpo de Bombeiros começou a fazer o trabalho de perícia nas carcaças retorcidas dos veículos consumido pelo fogo na garagem da empresa.
Apesar da ajuda de outras empresas para recompor a frota,a população da segunda maior cidade de Alagoas se sente prejudicada com o ocorrido. A espera pelos ônibus está maior, segundo trabalhadores do Centro da Cidade.
Com a ajuda de outras empresas de ônibus que emprestaram veículos, a RM está mantendo as linhas em sua totalidade. O incêndio só não se alastrou para demais veículos porque populares ajudaram a tirá-los do local.
O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Arapiraca (Sindetranscar) publicou nota lamentando o incêndio e informou que os dez veículos destruídos pelas chamas não tinham seguro. Disse também que o sindicato está buscando alternativas com as outras empresas de transporte coletivo de Arapiraca e com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).
"O sindicato tem articulado com outras entidades possibilidades de arrecadações para ajudar a empresa neste momento difícil", diz um trecho da nota. O setor tem desempenho precário do ponto de vista financeiro e agora vai funcionar com dificuldades.
"O setor de transportes de Arapiraca já sofria com os desafios diante do desequilíbrio econômico do setor sem aportes extra tarifários e com a queda no número de passageiros, e, agora, com o dano ocasionado pelo incêndio, as dificuldades se agravam gerando risco à sustentabilidade de um serviço que é essencial a população".