SITUAÇÃO CRÍTICA
Chuvas em Atalaia destrói casas e deixa moradores desabrigados
População sofre com efeitos do temporal, que provoca inundação e alagamentoAs chuvas castigam o município de Atalaia e a situação se agrava com o passar das horas. O município registra, neste momento, destruição de casas provocada por inundações e alagamentos. A Defesa Civil Estadual está no local em apoio à população. Ainda não há conclusão do levantamento do número de pessoas desabrigadas e desalojadas.
Até o momento a prefeitura contabiliza 400 famílias desalojadas e outras seis famílias desabrigadas. Uma barreira caiu no Km 244 da BR-316, no município, comprometendo o trânsito num dos lados da rodovia. A cidade começa a receber nos abrigos famílias expulsas de suas casas pelas chuvas.
Desde as primeiras horas da manhã, as equipes do Município e Defesa Civil estão nas ruas fazendo monitoramento e orientando famílias a deixarem casas em situação de risco. A prefeitura divulgou nota, nesta manhã, fazendo apelo à população que mora em encostas, perto de barreiras e de rios para saírem desses locais e se abrigarem em casas de parentes ou nas escolas que servem de abrigo.
Em Maceió, a Defesa Civil municipal informa que nos seis primeiros dias de julho a cidade já recebeu 28,1% do volume de chuvas esperado para todo o mês na capital, que é um acumulado de 270 mm.
Alertas vigentes
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) emitiu, nesta quinta-feira (6), alerta moderado para risco hidroliógico, com possibilidade de alagamento para pequenos riachos e córregos mais suscetíveis. Já o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), emitiu aviso para perigo potencial de acumulado de chuva.
Em casos de riscos, a população de Maceió deve ligar para o número 199 ou 156, descrever o cenário. Uma equipe irá até o local.
Leia abaixo a nota da Prefeitura de Atalaia:
NOTA OFICIAL - Prefeitura de Atalaia
Um ano depois, a chuva volta a causar transtornos em Atalaia. Estamos monitorando a situação e pedimos àqueles que moram perto de barreiras, rio, ou alguma área onde se sintam ameaçados, procurem a casa de parente onde possam estar seguros. Nossas escolas irão receber as famílias afetadas.
Redobramos os cuidados e estamos vigilantes, todos atentos e trabalhando para manter a segurança das pessoas e da cidade.
As equipes da Prefeitura estão desde a madrugada nas ruas.
Em casos de emergência, acione a Defesa Civil, através dos números: 98147-1122, 98237-3566, 99119-7463 ou 98736-0879.
Publicidade Continua após a publicidade