DESTAQUE

Piloto de aeronave de Maceió comanda primeiro voo da Latam para Los Angeles

Nascida e criada em Ponta Verde, no litoral da capital alagoana, Patrícia Cavalcanti é uma das comandantes responsáveis pela tripulação
Por Assessoria 04/08/2023 - 10:11

ACESSIBILIDADE

Assessoria
A bordo de um Boeing 777, comandante Patrícia Cavalcanti realizou o primeiro voo resultante da Joint Venture
A bordo de um Boeing 777, comandante Patrícia Cavalcanti realizou o primeiro voo resultante da Joint Venture

As mais de 17 mil horas de voo como piloto não tiram da maceioense Patrícia Cavalcanti, de 54 anos, o famoso "frio na barriga" ao inaugurar um novo destino pela Latam, empresa em que atua desde 1996. Foi essa a sensação que ela sentiu novamente ao comandar, na última quarta-feira, 2, a tripulação responsável pelo primeiro voo da companhia entre Guarulhos (SP) e Los Angeles (EUA). A bordo de um Boeing 777, a comandante realizou o primeiro voo resultante da Joint Venture da Latam com a Delta Air Lines no mercado brasileiro, inaugurando assim o 22º destino internacional direto da companhia no Brasil.

Criada em Ponta Verde, no litoral de Maceió, foi também na capital alagoana que Patrícia iniciou sua carreira. A primeira experiência se deu em 1988, quando ingressou como despachante de uma companhia aérea e se tornou, em 1991, comissária de bordo. Ao realizar os cursos para piloto, se mudou para Manaus quatro anos mais tarde, ingressando como piloto de táxi aéreo em uma companhia regional, com sede no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

Em 1996, foi contratada pela Latam como copiloto de aeronaves modelo Caravan. Nos últimos 27 anos, Patrícia viu sua carreira se desenvolver junto com a companhia: de copiloto de Caravan para aeronaves Fokker-50, Fokker-100, Airbus A320, se tornou comandante e, atualmente, opera aeronaves Wide Body, de duplo corredor, que realizam os voos internacionais da Latam. 

Segundo Patrícia, o voo inaugural entre São Paulo/Guarulhos-Los Angeles simboliza mais um marco tanto na carreira quanto em sua vida pessoal. “É uma honra. Me preparei vários dias lendo os procedimentos, imaginando a pista, comparando as diferenças do aeroporto e das operações, mas é uma sensação excelente”, afirma a comandante. Também vale ressaltar que o voo foi tripulado em parceria com o comandante Harley Meneses, colega de profissão que Patrícia conheceu nos tempos de táxi aéreo em Manaus.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato