MACEIÓ
BRK diz que decisão da prefeitura de suspender alvarás não afeta trabalho da concessionária
Concessionária informa que não necessita de autorização para os serviços que realiza no momento
A BRK em Alagoas se manifestou sobre a decisão da Prefeitura de Maceió de suspender os alvarás e autorizações para que a concessionária realize obras na cidade. A matéria foi publicada pelo EXTRA nesta quinta-feira, 14. A empresa, responsável pelo abastecimento e saneamento em Maceió e região metropolitana, assegura que a medida adotada pelo Município não vai impactar as atividades emergenciais e nem os serviços.
Em nota, a concessionária esclarece que não realiza obras de expansão que necessitem da expedição de autorizações no âmbito de competência da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e que os reparos nas vias públicas, apontados pela prefeitura como de má qualidade, são emergenciais e para garantir o funcionamento dos sistemas de água e esgoto operados pela empresa. A resposta leva a crer que esses reparos devem ser refeitos de forma definitiva pela empresa ou pelo Município em outra etapa dos trabalhos.
A BRK também foi acusada pela prefeitura de descumprir obrigações contratuais e não pagar dívidas adquiridas com multas emitidas pelos órgãos oficiais do Município. A concessionária não faz referência a este ponto no comunicado e nem sobre a cobrança no valor de R$ 8 milhões em multas, incluídos na dívida ativa do Município. A Prefeitura denunciou que a empresa "assumiu compromisso para solucionar os problemas provocados por ela nas vias públicas, algo que não ocorreu". Disse também que o balanço do primeiro trimestre de 2023 da BRK apresentou um crescimento de 32% da receita operacional líquida, chegando aos R$ 128 milhões. "A inadimplência da população é de pouco mais de 4%, apesar da companhia ser uma das mais acionadas junto aos órgãos de proteção dos consumidores", afirmou a Prefeitura.
Veja a nota da BRK sobre a decisão da Prefeitura em relação à suspensão dos alvarás:
Nota:"A BRK esclarece que a decisão mencionada não impacta as atividades emergenciais e os serviços da concessionária na capital, uma vez que está relacionada aos alvarás expedidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Isso porque, no momento, a BRK não realiza obras de expansão que necessitem da expedição de autorizações no âmbito de competência da mencionada secretaria. Os reparos realizados pela empresa em vias públicas, por enquanto, são de caráter emergencial e visam garantir o pleno funcionamento dos sistemas de água e esgoto operados pela empresa em Maceió. O cronograma das obras estruturantes, que garantirão a universalização do acesso à água tratada e encanada e aos serviços de esgotamento sanitário, ainda está em desenvolvimento pela concessionária".