BRASÍLIA

Marx Beltrão sobre deputados: "Leões que, entre quatro paredes, são gatinhos"

Alagoano defendeu o reconhecimento do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo
Por Redação 20/09/2023 - 08:53

ACESSIBILIDADE

Assessoria
Marx Beltrão
Marx Beltrão

Durante a sessão da Comissão de Previdência e Família da Câmara dos Deputados realizada ontem, 19, o deputado federal alagoano, Marx Beltrão (PP), causou impacto ao discursar a favor do reconhecimento do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Enquanto debatia o projeto de lei que visa proibir o casamento civil homoafetivo, Beltrão criticou severamente a proposta e ganhou aclamação da comunidade LGBTQIA+.

Em seu discurso, o deputado expressou sua defesa pela igualdade de direitos, apesar de se identificar como conservador: "Sou de direita, tenho família, sou casado, pai de três filhos e católico atuante, mas defendo direitos iguais para todos."

O parlamentar ressaltou ainda a hipocrisia de alguns parlamentares ao afirmar: "eu vejo aqui, infelizmente, muito discurso de muita forma machista. Muitas vezes discurso como se fossem leões e entre quatro paredes, muitas vezes, esses mesmos leões fazem sussurros de gatinho."

A sessão foi marcada por intensos debates e ocorreu simultaneamente ao 20º Seminário LGBTQIA+ do Congresso Nacional. Após horas de discussão acalorada, um acordo entre apoiadores e críticos adiou a votação do projeto para a próxima semana.

O projeto em questão procura proibir as uniões homoafetivas no Código Civil, o que gerou argumentos de inconstitucionalidade por parte dos participantes do seminário, uma vez que o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a união homoafetiva como núcleo familiar em 2011, equiparando-a às uniões estáveis entre homens e mulheres.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato