MEIO AMBIENTE
Baleia de 9 metros é encontrada morta na Ponta Verde
Exemplar era fêmea e media quase dez metros; causa da morte ainda é desconhecidaUma baleia jubarte do sexo feminino foi encontrada em um trecho da Praia e Ponta Verde, em Maceió. O exemplar estava sendo jogado em direção à areia e foi localizado por populares.
Na manhã deste domingo, 24, o poder público foi acionado para a remoção do mamífero, que segundo técnicos do Instituto Biota de Conservação, tinha comprimento de 9,70 metros. A causa da morte da jubarte ainda é desconhecida.
O trabalho de remoção da baleia chamou a atenção de banhistas. Foi usado uma escavadeira para puxar o corpo do mamífero para a margem. O animal removido será enterrado num aterro sanitário.
Para a remoção da baleia, a Alurbo deslocou agentes de limpeza e duas máquinas, utilizadas para a coleta dos restos mortais.
Bruno Stefanis, Biólogo, Mestre em Biodiversidade e Conservação e um dos representates do Instituto Biota que estavam no local, explica sobre o que pode ter ocorrido com o animal.
"A certeza é que a baleia já encalhou morta. Desde ontem, quando recebemos as primeiras imagens, o animal já estava muito cheio de gases, indicando que já estava morto há alguns dias. Então, esse animal não encalhou vivo, ele morreu no mar, por algum motivo que a gente não consegue diagnosticar sem fazer um estudo mais profundo, e veio a encalhar", disse.
O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, acompanhou a remoção do mamífero in loco e falou sobre o procedimento.
"É uma baleia de grande porte e difícil de ser removida. Mas, com calma, estamos realizando o serviço, respeitando o animal. Por indicação do Instituto Biota, iremos levá-lo para o aterro sanitário, pois devido a decomposição avançada, não é possível levá-lo para estudo ou seguir com outro procedimento", frisou.
Há um ano, outra baleia da mesma espécie, medindo 5 metros de comprimento foi encontrada em estado avançado de decomposição na Barra de São Miguel, no litoral de Alagoas. A baleia foi encontrada na praia, próximo a uma área de restinga. Segundo o Instituto Biota o animal era um filhote macho.
Publicidade
Continua após a publicidade