ECONOMIA
Carlinhos Maia: mais de 100 lojas que tinham o influencer como sócio foram fechadas
Empresa alega passar por um processo de reestruturação; franqueados negam
Nesta semana um vídeo da empreendedora Thalia Nunes Lima, de 26 anos, viralizou no TikTok, gerando grande repercussão. Nele, Thalia mostrou uma cozinha fechada e alegou que a rede The B-Burgers, que contava com o influenciador alagoano Carlinhos Maia como sócio e principal rosto das campanhas publicitárias, havia encerrado "mais de 100 franquias" devido a problemas de gestão.relacionadas_esquerda
O problema, no entanto, parece ser ainda maior de acordo com um grupo de franqueados. A franqueada alega fazer parte de um grupo de 124 franqueados que teriam enfrentado prejuízos. De acordo com um comunicado conjunto, a rede não teria cumprido as obrigações estabelecidas na Circular de Oferta de Franquia (COF), deixando os empreendedores desassistidos durante o processo de transferência das unidades.
A decisão de encerrar as operações, mencionada por Thalia, iniciou aproximadamente um ano atrás, após a chegada do novo CEO, Talles Howard, com experiência no setor de franquias e serviços alimentícios. Howard declarou à imprensa que, dos 100 fechamentos, 40 referem-se a lojas que ainda não tinham inaugurado.
"Identificamos que esses franqueados não se encaixavam no perfil e, consequentemente, reembolsamos suas taxas de franquia", afirmou Howard em entrevista ao portal 'Pequenas Empresas Grandes Negócios', nesta sexta-feira. O perfil no Instagram da hamburgueria em Maceió, no entanto, não é atualizado desde o dia 6 de agosto.
Talles Howard conta ainda que as lojas encerradas pertenciam a franqueados que, segundo ele, não participaram de treinamentos e eventos de convenção, deixaram de pagar royalties e, em alguns casos, não receberam visitas de consultores de campo.
Carlinhos maia deixa negócio
Tanto Carlinhos Maia — com 28 milhões de seguidores no Instagram — quanto a aceleradora 300 Franchising já não fazem parte da estrutura societária da empresa. A The B-Burgers comunicou que essa mudança ocorreu em junho de 2023, antes da polêmica nas redes sociais e que o alagoano é agora um contratado para campanhas publicitárias.
O contrato do influenciador com a The B-Burgers tem mais dois anos de vigência, e a empresa poderá usar a imagem dele em campanhas.
Embora não tenha mais vínculos, Carlinhos Maia publicou um vídeo em seu Instagram na última terça-feira, 4, convocando os franqueados para uma live com seus advogados, na qual explicariam a situação. Até o momento, no entanto, a live não ocorreu.
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