INTERNET MÓVEL

Operadoras de telefonia poderão cortar internet após 20 dias de atraso no pagamento

Nova resolução entra em vigor após ser publicada no Diário Oficial, este mês
Por Tamara Albuquerque 03/11/2023 - 08:28
Atualização: 03/11/2023 - 10:06
A- A+
Ascom Semec
Atraso no pagamento da conta do celular derruba internet móvel
Atraso no pagamento da conta do celular derruba internet móvel

O consumidor de Alagoas que esquecer de pagar a conta do celular por 20 dias vão perder perder o acesso à internet fora de casa. Para quem não sabe, a medida que beneficia as operadoras de telefonia foi autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e deve entrar em vigor este mês. A nova resolução também prevê  a rescisão do contrato caso o débito chegue a 60 dias.

A resolução estabelece ainda que o corte da internet ficará autorizado nos planos pós-pagos, mas ele não poderá gerar qualquer tipo de cobrança dentro do prazo de 30 dias, a contar do início da suspensão do contrato.

Ainda assim, os consumidores que perderem o acesso à rede móvel poderão receber e enviar mensagens de texto (SMS), realizar ligações, manter o mesmo número de telefone e entrar em contato com a central de atendimento da operadora.

Até a aprovação das novas regras, clientes que estavam com a conta de celular atrasada tinham a velocidade da conexão reduzida até realizarem o pagamento da mensalidade pendente. Além disso, eles precisavam continuar pagando o serviço e as multas resultantes do atraso.

Direitos

O Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações, aprovado pelo Conselho Diretor da Anatel, também cria a “Ferramenta Eletrônica comparadora de Ofertas de serviços de telecomunicações”, plataforma que reunirá detalhes sobre os planos oferecidos pelas empresas do setor.

O novo regulamento ainda cria medidas de combate às ligações de telemarketing abusivas e facilita o acesso de operadoras de pequeno porte ou regionais ao mercado. Hoje, esse tipo de empresa tem despesas semelhantes e segue as mesmas regras a que estão sujeitas as companhias maiores.

A regulamentação entra em vigor a partir de sua publicação no Diário Oficial da União, o que deve ocorrer este mês.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato