ORIENTAÇÃO

Confira dicas de como se comportar em casos de tremores de terra

Maceioenses devem evitar circular no bairro e na Lagoa Mundaú
Por Arthur Fontes 29/11/2023 - 16:34
Atualização: 29/11/2023 - 17:02
A- A+
Bruno Fernandes
Rota de fuga no bairro do Mutange, em Maceió
Rota de fuga no bairro do Mutange, em Maceió

A Defesa Civil Nacional emitiu um alerta nesta quarta-feira, 29, por meio de suas redes sociais e SMS, referente à possibilidade de subsidência e colapsos em áreas específicas de Maceió, próximas ao campo do CSA no Mutange. O alerta ressalta o risco de ocorrência de Sinkholes (ou vazios de superfície), grandes crateras ou buracos que podem se formar de maneira abrupta, causando novos possíveis tremores na região.relacionadas_esquerda

A preocupação aumentou desde o último domingo, quando bairros, como o Pinheiro, que foram severamente afetados por afundamentos de solo em decorrência das minas de exploração de sal-gema, voltaram a experimentar tremores.

Diante desse cenário, é fundamental orientar a população que mora minimamente próxima aos locais sobre como agir em casos de tremores de terra e situações de risco semelhantes. Confira quatro dicas de segurança elaborados pela Defesa Civil de Alagoas em casos de tremores de terra:

- Manter a calma e buscar um local seguro: Durante um tremor, procure um local seguro dentro de casa, afastado de janelas, portas de vidro e objetos que possam cair. Se estiver ao ar livre, afaste-se de construções, postes e árvores.

- Mantenha-se informado:
Esteja atento aos alertas e informações oficiais emitidos pela Defesa Civil e autoridades locais. Siga as orientações e evite espalhar rumores ou informações não verificadas.

- Prepare um kit de emergência:
Tenha um kit de suprimentos básicos pronto, incluindo água potável, lanternas e documentos importantes.

- Planeje rotas de evacuação: Conheça as rotas de evacuação seguras para casos de necessidade de deixar rapidamente a área. Tenha um plano de contingência em família.

Publicidade

Continua após a publicidade




Encontrou algum erro? Entre em contato