MEIO AMBIENTE
Alagoas Ambiental inaugura unidade para produção de energia limpa e renovável
Nova planta em Craíbas também funciona com tratamento de chorume para gerar água pura e de efluentes sanitários
A Alagoas Ambiental inaugurou esta semana três unidades que vão contribuir efetivamente com a proteção do meio ambiente e redução da poluição na região Agreste do estado. A empresa, que iniciou suas atividades em 2015, mantém o objetivo primário de receber e tratar os resíduos sólidos dos municípios, mais além disso busca sempre alternativas para beneficiar o produto, contribuindo para que o meio ambiente fique livre de material poluente.
A Central de Tratamento de Resíduos, no município de Craíbas, passa a contar com a 2ª Usina de Biogás, que gera energia limpa e renovável; com a Estação de Tratamento de Efluentes Sanitários e também com a Estação de Tratamento de Chorume. As unidades foram inauguradas na última quinta-feira,30.
O diretor operacional da empresa, Marnes Gomes, explica que a nova Usina de Biogás pode produzir energia limpa através da decomposição do lixo suficiente para abastecer 10 mil residências. Ele explica que o gás metano formado com a decomposição dos resíduos orgânicos é tubulado, tratado e jogado no equipamento para gerar energia utilizada no consumo por pessoas físicas e jurídicas.
“Além disso, vamos gerar cerca de 100 empregos de forma direta nas cidades do entorno. Sem falar que esse entorno ganha, pois gases e outros resíduos poluentes podem deixar de existir na totalidade, fomentando a saúde pública, o crédito de carbono, e ausência de odor do lixo. E, claro, a população é diretamente beneficiada com tudo isso”, detalha.

BIOGÁS E ENERGIA
Com o aumento da tarifa de energia e a crise de fornecimento enfrentada pelo país, a diversificação na matriz energética e a implantação de fontes alternativas são necessidades emergenciais, cada vez mais estimuladas. E a energia gerada a partir do biogás é uma das melhores escolhas, pois além de ser uma fonte limpa, é também despoluente, pois reduz o passivo ambiental.
A Usina de Biogás é composta por estação de captação, queima e tratamento do biogás, a planta foi projetada para 4 geradores, com possibilidade de ampliação. Com a nova planta, a Região Agreste agora tem um local adequado para essa destinação, sem a necessidade de custos adicionais para o transporte outrora feito para outras áreas do estado.
TRATAMENTO DE CHORUME
Outro grande benefício proporcionado pela nova planta é o tratamento de chorume: líquido poluente gerado a partir da decomposição de matéria orgânica, que pode afetar até o lençol freático e comprometer a água, bem como afetar o solo. A técnica utilizada pela Alagoas Ambiental na unidade inaugurada esta semana é a de osmose reversa, que permite o tratamento no próprio local. Segundo Marnes, com a técnica, os efluentes são extraídos do aterro por gravidade e encaminhados para poços de coleta, onde são bombeados através das tubulações para a lagoa de armazenamento de efluentes brutos.
O chorume é bombeado diretamente para o sistema, onde passa por diferentes etapas de filtração, tratamento químico e tratamento final por osmose reversa. Após esse processo são obtidos água tratada e o concentrado contaminado, de forma separada, eliminando os riscos de contaminação. “O resultado é uma água puríssima, desmineralizada e que pode ser usada na indústria, por exemplo”. A unidade tem capacidade de produzir 130 mil litros de água pura por dia.

TRATAMENTO DE EFLUENTES
A nova planta em Craíbas também tem capacidade para receber e tratar esgoto sanitário, como os provenientes de fossas sépticas. Isso evita que a destinação incorreta prejudique a saúde pública e a natureza. A capacidade é tratar 300 mil litros/dia desses efluentes sanitários, suficiente para atender todo o Agreste.
SOBRE A EMPRESA
A Alagoas Ambiental integra o grupo Ambientis e se orgulha por ser alagoana até no nome. A empresa tem expertise no recebimento, tratamento e destinação final de resíduos e com os cuidados com o meio ambiente. Suas Centrais de Tratamento de Resíduos – CTRs seguem todas as exigências legais e ambientais e atendem a demanda de geração de resíduos de pessoas físicas, empresas privadas e dos municípios do estado.
Publicidade
Continua após a publicidade