GOVERNO

Seca: municípios de Alagoas têm situação de emergência reconhecida

Operação Pipa ameniza seca em 26 cidades do sertão e semiárido de Alagoas
Por Tamara Albuquerque 26/12/2023 - 15:43

ACESSIBILIDADE

Agência Brasil
Caminhão abastece cisterna em cidade afetada pela estiagem
Caminhão abastece cisterna em cidade afetada pela estiagem

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta terça-feira (26), a situação de emergência em 53 cidades brasileiras atingidas por desastres. Integram a lista municípios dos estados da Paraíba, Alagoas, Goiás, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte.

Em Alagoas a motivação foi a estiagem prolongada nos municípios de Minador do Negrão e Olho D´Água do Casado. Porém, Minador do Negrão não aparece entre os 26 municípios atendidos pelo Exército na Operação Pipa, que abastece atualmente 105.423 pessoas em Alagoas.

O estado com maior número de municípios reconhecidos nesta terça-feira é a Paraíba. Entraram na lista 19 cidades que enfrentam a estiagem: Areia, Assunção, Barra de São Miguel, Bom Jesus, Congo, Coxixola, Cubati, Jericó, Joca Claudino, Maturéia, Montadas, Parari, Patos, Pedra Lavrada, São Bentinho, São Bento, São José do Sabugi, Serra Branca e Triunfo.

Com o reconhecimento federal, os municípios estão aptos a solicitar recursos do MIDR para ações de assistência humanitária, como compra de alimentos, água potável e combustível para os veículos que fazem o transporte dos mantimentos. Os repasses serão liberados assim que os planos de trabalho forem apresentados pela prefeitura e avaliados pela equipe técnica da Defesa Civil Nacional.

“A orientação do presidente Lula é dar todo o apoio necessário aos municípios atingidos por desastres, seja por excesso de chuvas, como no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, seja pela falta, como vem ocorrendo neste momento no Norte e Nordeste do País”, destaca o ministro Waldez Góes. “É importante ressaltar que não faltarão recursos do Governo Federal para atender a população que vem sofrendo com a estiagem”, completa.



Encontrou algum erro? Entre em contato