VEJA ORIENTAÇÕES

Maré vermelha: IMA emite alerta após casos de intoxicação em praia de AL

Quase 200 banhistas precisaram de atendimento médico na Barra de São Miguel
Por Redação 01/02/2024 - 18:50
Atualização: 01/02/2024 - 19:40

ACESSIBILIDADE

Reprodução
Maré vermelha em praia no litoral de Alagoas
Maré vermelha em praia no litoral de Alagoas

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) emitiu nesta quinta-feira, 1º, um alerta para o fenômeno da "maré vermelha" em praias de Alagoas. Na Barra de Santo Antônio, 191 pessoas procuraram atendimento médico com sintomas de intoxicação por algas marinhas, segundo a prefeitura.

De acordo com o IMA-AL, maré vermelha é um fenômeno natural que ocorre nos mares e ambientes de água doce, devido ao aumento da quantidade de microalgas. Ela surge devido ao aumento dos níveis de nutrientes dissolvidos na água do mar, aliado a condições ideais de temperatura, salinidade e luminosidade. 

As pessoas que tiverem contato com as algas ficam expostas às toxinas, que também podem ser levadas pelo ar, pelos respingos das ondas e do vento. As toxinas podem causar sintomas como enjoo, diarreia, irritação e secura nos olhos, falta de ar, tremores e irrigações na pele.

A praia de Carro Quebrado, na Barra de Santo Antônio, foi isolada. A prefeitura recomendou evitar ir à praia ou tomar banho de mar.

Orientações

O IMA-AL orienta que, caso os banhistas observem que a água do mar apresenta uma coloração diferente do habitual, aguardem de 12h a 48h para tomar banho na região. Também é possível identificar a maré vermelha através do odor, que é similar ao cheiro do gás de cozinha.

O tratamento envolve hidratação oral ou venosa e uso de medicamentos para alívio dos sintomas.

Publicidade

Continua após a publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato