DANÇA DAS CADEIRAS
Galba Novaes fica sem mandato em vingança emedebista a apoio do filho a JHC
Galba Netto se tornou um dos mais importantes aliados do prefeito de MaceióCarla Dantas (MDB) retorna na próxima semana à Assembleia Legislativa de Alagoas após mais de um ano como secretária estadual de Agricultura e Pecuária, resultando na perda do mandato de Galba Novaes (MDB), que retorna à condição de suplente.
Especula-se que a volta de Dantas seja uma retaliação em resposta ao apoio de Galba Netto, filho de Novaes e vereador, ao prefeito JHC, rompendo laços com o MDB e possivelmente migrando para o PL.
O apoio de Netto a JHC foi interpretado como traição pelos emedebistas, causando indignação no partido, liderado pelos Calheiros, e afetando diretamente Novaes, cujo mandato era parte de um acordo político devido à sua posição como suplente nas eleições de 2022.
Ontem, 27, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, anunciou quatro mudanças no primeiro escalão do governo. Ele alterou o comando das Secretarias de Agricultura e Pecuária (Seagri); e da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef); do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), e da Extraordinária da Primeira Infância (Cria).
Carla Dantas retorna para a Assembleia Legislativa como deputada estadual, deixando com a agora ex-secretária da Secdef, Aline Rodrigues, o comando da Seagri. Assim a pasta passa a ter a assistente social Arabella Mendonça como titular. Ela já atuava como secretária executiva da Cidadania.
Gabriel Albino deixou a Seplag e em seu lugar assume Paula Dantas, que até então era secretária da Primeira Infância, pasta que será comandada por Caroline Leite. Ela era gerente executiva da Saúde na Primeira Infância.