IMPORTUNAÇÃO SEXUAL

"Sensação de impotência", diz influenciadora sobre situação de assédio

Zulmyra Fonseca reforçou a necessidade de expor casos de violência contra a mulher
Por Ana Luiza e José Fernando Martins 29/03/2024 - 11:50

ACESSIBILIDADE

Reprodução
Homem suspeito de importunação sexual
Homem suspeito de importunação sexual

A influenciadora digital e estudante de Direito, Zulmyra Fonseca, de 25 anos, denunciou um episódio de importunação sexual que sofreu enquanto se dirigia para o trabalho, na última quinta-feira, 28, no bairro Cambona, em Maceió. Em relato nas redes sociais e em entrevista ao EXTRA, Zulmyra descreveu o momento em que foi vítima do crime, destacando sua reação diante da situação.

Segundo seu relato, o incidente ocorreu enquanto ela aguardava no semáforo, a bordo de uma motocicleta. Um homem se aproximou e, de forma invasiva, apalpou suas pernas indo para as nádegas. Ao perceber o ocorrido, Zulmyra confrontou o agressor verbalmente, o que resultou em uma discussão.

"Eu estava indo para o escritório, quando o sinal parou. Estava olhando para o lado esquerdo, no sentido do trem, quando senti o cara passando a mão em mim, na minha perna direita indo para minha bunda. E quando olhei, ele estava pedindo dinheiro para o carro de trás e sorrindo para mim. Quando ele se afastou um pouco, o cara de trás falou: "Moça, ele pegou em você". Foi quando a gente entrou em discussão verbal"

Ele se afastou. O sinal abriu e eu fui para cima dele. Taquei uma garrafa nele. Foi quando peguei o telefone para gravar. Ele viu que eu não iria parar de gritar. Daí, ele se armou para bater em mim. Se não fosse o motoqueiro, ele teria me agredido, com certeza

Zulmyra expressou sua indignação e frustração diante do episódio, ressaltando a sensação de impotência. Mesmo sendo estudante de Direito e conhecendo seus direitos, ela destacou a importância de reconhecer a vulnerabilidade em situações de violência, enfatizando que mesmo pessoas instruídas sobre a lei podem se tornar vítimas.

"Quando eu saí da moto, que fui em direção a ele gritando, ele disse: "Eu vou chamar a polícia", já para confundir quem estava vendo, por não entender o que estava acontecendo. Tenho certeza de que ele fez isso de má fé, porque ficou muito confuso para quem estava longe entender o que de fato tinha acontecido. Eu repeti várias vezes que ele me assediou, que ele pegou na minha bunda e tudo mais".

A influenciadora também reforçou a necessidade de expor casos de assédio e importunação sexual, utilizando sua voz e recursos disponíveis, como gravações, para responsabilizar os agressores. Zulmyra Fonseca ressaltou que, apesar de se sentir mal com o ocorrido, está determinada a não permitir que situações como essa passem impunes.


Encontrou algum erro? Entre em contato