JANELA PARTIDÁRIA
PSDB fica sem parlamentares em Maceió e outras 11 capitais
Aécio Neves caracterizou a saída de membros do partido como uma "lipoaspiração"O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), outrora uma das principais forças políticas do país, enfrenta uma crise com a debandada de seus quadros em diversas capitais, incluindo Maceió, na última janela partidária encerrada no dia 5 de abril.
O último eleito pela sigla para vereador por Maceió foi Teca Nelma (PSDB), em 2020, com 4.578. Em 2022, ela mudou para o PSD e na última janela se filiou ao PT, mesmo sem apoio majoritário da sigla localmente.
Antes de Teca, Kelmann Vieira, ainda em 2016, foi o penúltimo eleito. Depois de também passar pelo Podemos, o parlamentar se filiou na última janela partidária ao MDB, na semana passada.
Também na última semana, buscando reverter a situação nacionalmente, o partido anunciou a filiação do apresentador José Luiz Datena, mas os resultados práticos ainda são incertos. José Luiz Datena se junta ao PSDB em meio a uma fase de esvaziamento da sigla, que perdeu representação em 12 capitais.
Enquanto isso, o deputado Aécio Neves (MG), figura importante no PSDB, caracterizou a saída de membros do partido como uma "lipoaspiração" e culpou João Doria pela atual situação da legenda.
A presença do PSDB foi praticamente extinta em importantes cidades do país, como Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), e Boa Vista (RR). Florianópolis (SC), São Paulo (SP), e Aracaju (SE) também estão entre as capitais aonde o partido não possui representação na câmara municipal. Veja a lista completa:
— Maceió (AL)
— Vitória (ES)
— São Luís (MA)
— Belo Horizonte (MG)
— João Pessoa (PB)
— Curitiba (PR)
— Recife (PE)
— Rio de Janeiro (RJ)
— Boa Vista (RR)
— Florianópolis (SC)
— São Paulo (SP)
— Aracaju (SE)