SAÚDE PÚBLICA

Hemoal Maceió retoma coleta de sangue na Unidade Farol nesta terça-feira

Retomada do atendimento na Unidade Farol ocorre após uma reestruturação
Por Redação com assessoria 16/04/2024 - 08:56

ACESSIBILIDADE

Sesau/AL/ Arquivo
Unidade Farol do Hemocentro de Alagoas voltará a atender candidatos à doação de sangue
Unidade Farol do Hemocentro de Alagoas voltará a atender candidatos à doação de sangue

A partir desta terça-feira, 16, a Unidade Farol do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), situada no Hospital Veredas, em Maceió, voltará a atender candidatos à doação de sangue e medula óssea. O posto de coleta funcionará todas às terças-feiras, das 7h às 17h, facilitando o acesso dos alagoanos à doação voluntária.

A retomada do atendimento na Unidade Farol ocorre após uma reestruturação, com o objetivo de oferecer assistência qualificada, ágil e humanizada aos candidatos à doação de sangue e medula óssea. Com essa medida, o Hemoal passa a contar novamente com três postos de atendimento em Maceió.

Além da Unidade Farol, os voluntários também podem se dirigir às Unidades Trapiche, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), e Via Expressa, ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), que funcionam de segunda a sexta, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 17h.

Para os voluntários que estão no interior do Estado, a Unidade Eldorado, vinculada ao Hemoal Arapiraca, oferece atendimento na rua Marechal Floriano Peixoto, próxima à Escola Alternativa.

Como doar sangue em Alagoas?

Os critérios para doação de sangue incluem idade mínima de 16 anos, peso igual ou superior a 50 quilos e apresentação de documento de identificação com foto. É necessário também que o candidato não esteja gripado, com Influenza ou Covid-19, devendo aguardar 10 dias após cessarem os sintomas.

Além disso, há impedimento para doar sangue em casos de doenças como Chagas, Aids, sífilis e hepatite contraídas após os 11 anos. Para procedimentos como piercing, tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, a doação é vetada por um ano. Mulheres grávidas ou amamentando não podem doar, e há um intervalo mínimo de três meses entre uma doação e outra para elas. Para homens, o intervalo é de dois meses.


Encontrou algum erro? Entre em contato