CONHEÇA

Projeto identifica patrimônio cultural em bairros afetados pela mineração

Iniciativa está selecionando pesquisadores para ajudar na ação em Maceió
Por ASSESSORIA 17/04/2024 - 19:08

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Projeto seleciona pesquisadores para identificar patrimônio cultural nos bairros que sofreram com o afundamento do solo
Projeto seleciona pesquisadores para identificar patrimônio cultural nos bairros que sofreram com o afundamento do solo

O Projeto “Inventário do Patrimônio Cultural Imaterial dos Bairros de Bebedouro, Mutange, Bom Parto, Farol e Pinheiro” busca Agentes Comunitários de Pesquisa para auxiliar na identificação das referências culturais destes bairros. Moradores dessas áreas que querem auxiliar nesse processo, devem preencher um formulário online, disponível na bio do Instagram do projeto @ipcimaceio, até o dia 24 de abril.

A equipe selecionada terá uma carga horária de trabalho de 30 horas por semana, durante o período da pesquisa, que ocorre entre os meses de maio a julho de 2024. A atuação será em Maceió e na região metropolitana, e os agentes receberão uma remuneração mensal pelos serviços prestados.

O objetivo é pesquisar e catalogar todos os rituais e festas; manifestações artísticas e culturais populares e tradicionais; comidas; saberes e ofícios; mercados, feiras, santuários e praças que fazem parte da identidade desses bairros. O objetivo é registrar o maior número possível de informações e dados sobre as referências culturais que fazem parte da memória dos agentes culturais e dos antigos moradores.

Adriana Guimarães, uma das coordenadoras do projeto, destaca a importância da participação de quem viveu nesses bairros afetados pela subsidência do solo. São eles que têm as informações sobre as tradições locais. “Queremos envolver ao máximo as comunidades, grupos e indivíduos que mantêm viva nossa cultura”, diz Adriana.

Essa iniciativa conta com o apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e faz parte do Acordo Socioambiental entre a Braskem e o Ministério Público Federal e Estadual para lidar com os impactos causados pela subsidência do solo e a desocupação dos bairros determinada pela Defesa Civil.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato