ALIADO
Arthur Lira indica substituto para primo demitido do Incra de Alagoas
Parente do deputado, Wilson César de Lira Santos ocupava o cargo desde 2017O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), fez sua indicação para ocupar o cargo de superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Alagoas, em substituição ao seu primo, exonerado. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, confirmou a indicação ao portal Valor, mas o nome ainda não foi revelado.
“Vamos nomear [o indicado dele]”,
O governo federal anunciou a exoneração de Wilson César de Lira Santos do cargo de Superintendente Regional do Incra em Alagoas no dia 16. A decisão vem após crescentes tensionamentos entre o governo e o presidente da Câmara.
Wilson César de Lira Santos ocupava o cargo desde 2017, tendo antecedentes em cargos nas secretarias de Maceió e no município de Coruripe, conforme seu currículo público. Sua nomeação remonta ao governo Temer, permanecendo ao longo do governo Bolsonaro e o primeiro ano da gestão Lula.
A manutenção de César de Lira nunca foi bem aceita por movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), que o acusavam de ser um “bolsonarista infiltrado” e trabalhar contra a reforma agrária.
Teixeira descreveu a situação como "inadministrável" e "extremamente conflituosa", levando à decisão de demitir César Lira, pois movimentos sociais haviam ameaçado invadir a sede do Incra em Alagoas caso a troca não fosse realizada.
A exoneração ocorreu quatro dias após críticas públicas de Lira ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Rum