época favorável

Banhistas são atacados por caravelas na Praia do Francês

Bombeiros fizeram o atendimento no local e liberaram as vítimas
Por Redação 08/06/2024 - 16:01

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Mesmo estando na areia, aparentemente morta, a caravela ainda pode queimar a pele de quem tocá-la
Mesmo estando na areia, aparentemente morta, a caravela ainda pode queimar a pele de quem tocá-la

Banhistas foram surpreendidos neste sábado com o ataque de caravelas na Praia do Francês, em Marechal Deodoro. Pelo menos seis pessoas precisaram da assistência de integrantes do Corpo de Bombeiros para aliviar as dores e receber tratamento adequado. Nesta época do ano, com chuvas, vento forte e temperaturas mais baixas, as caravelas do mar costumam se aproximar das praias e se defenderem da presença de banhistas com os tentáculos tóxicos.

As vítimas foram três homens, duas mulheres e uma criança de nove anos de idade. Eles receberam atendimento na praia e foram liberados. Não houve necessidade de encaminhamento a uma unidade de saúde porque as queimaduras foram superficiais.

O Corpo de Bombeiros orienta sobre o que fazer em caso de contato com as caravelas e alerta: o ideal é não chegar perto nem daquelas que estão na areia.

A primeira medida a ser tomada é tentar retirar os tentáculos da caravela ainda dentro da água, porque fica mais fácil. Se não conseguir, buscar ajuda de um bombeiro e, se não houver, procurar uma barraca para ter acesso a vinagre de cozinha, que deve ser derramado sobre o local afetado.

A orientação é para não esfregar a área atingida para não espalhar a toxina que queima e tentar puxar os filetes da caravela com a mão protegida.




Encontrou algum erro? Entre em contato