polícia
Homem é detido por deserção em Santana do Ipanema
É considerado desertor o militar que se ausenta por mais de oito dias injustificadamenteUm homem, cuja idade não foi revelada pelas autoridades, foi preso em Santana do Ipanema, município localizado no Médio Sertão de Alagoas, em cumprimento a um mandado de prisão pelo crime militar de deserção. O casoi foi registrado na quarta-feira, 26.
Por volta das 18h, uma guarnição da Radiopatrulha da Polícia Militar foi acionada para atender à ocorrência. Ao chegar ao endereço indicado, os policiais encontraram o homem em sua residência. Ele foi informado sobre sua situação legal e recebeu voz de prisão do supervisor de dia presente.
Após a prisão, o acusado foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) em Arapiraca para a realização do exame de corpo de delito. Posteriormente, ele foi conduzido ao 59° Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro, situado na Avenida Fernandes Lima, em Maceió, onde foram tomadas as medidas cabíveis.
Deserção é considerada uma infração grave no âmbito militar, e a Polícia Militar é responsável pelo cumprimento dos mandados de prisão nesses casos. De acordo com a legislação militar, é considerado desertor o militar que se ausenta por mais de oito dias sem justificativa.
Conforme o website Direito Militar, a deserção, assim como a insubordinação e a insubmissão, é classificada como "crime militar próprio", em contraste com outros crimes militares, que são considerados impróprios.