BRASÍLIA
Lula nega pressão de Lira sobre o governo em meio a pautas conservadoras
Presidente minimizou as recentes derrotas no Parlamento, citando vitórias em pautas econômicasO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) negou que o governo esteja sofrendo pressão do presidente da Câmara dos Deputados, o alagoano Arthur Lira (PP-AL).
Em entrevista ao jornal O Tempo Brasília, Lula minimizou as recentes derrotas no Parlamento, citando vitórias em pautas econômicas, como a reforma tributária e o novo marco fiscal.
“O que existe são alguns grupos que tentam pautar questões de apelo e debate nas redes sociais. O governo não tem entrado nesses projetos. E o governo não tem aliança com o Centrão, mas com deputados, para os assuntos que são importantes não para o governo, mas para o Brasil”, disse.
Questionado sobre a "infidelidade" de parlamentares do Centrão, Lula relativizou a situação, afirmando que grupos tentam pautar questões para debate nas redes sociais. Segundo ele, o governo não tem aliança com o Centrão, mas sim com deputados em temas importantes para o Brasil.
O governo enfrentou derrotas no Legislativo, como a derrubada do veto às saídas temporárias de presos e o avanço da PEC que criminaliza o porte de drogas. Também foi aprovada a urgência do PL que equipara o aborto a partir da 22ª semana ao crime de homicídio.
Para melhorar a articulação política, Lula tem se reunido às segundas-feiras com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e líderes do governo no Congresso. Trocas na equipe de ministros e líderes no Parlamento estão sendo consideradas para estabilizar a base.