levantamento do diap

Apenas três parlamentares de Alagoas estão entre os "cabeças" do Congresso

Partidos que dão sustentação programática ao governo Lula representam 39% dos influentes
Por José Fernando Martins 28/06/2024 - 08:39

ACESSIBILIDADE

Jefferson Rudy/Agência Senado
Fachada do Congresso Nacional
Fachada do Congresso Nacional

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) divulgou nesta quinta-feira, 27, o relatório anual dos "Cabeças" do Congresso Nacional, que identifica os parlamentares mais influentes e atuantes. A edição de 2024 marca os 31 anos do levantamento, destacando 100 parlamentares que se sobressaem por suas habilidades e qualidades legislativas.

Entre os 100 parlamentares listados em ordem alfabética, Alagoas se destaca com três representantes: o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL), e o deputado Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL), além do senador Renan Calheiros (MDB-AL). Segundo estudo, esses parlamentares foram reconhecidos por sua capacidade de conduzir debates, negociações e votações, bem como pela eficiência na articulação política e na formulação de propostas.

O relatório do DIAP ainda revela que 69 dos "Cabeças" são deputados e 31 são senadores. Quanto à situação partidária, a análise mostra que os partidos que dão sustentação programática ao governo Lula representam 39% dos influentes, incluindo a Federação PT/PCdoB/PV, a Federação PSol/Rede, PSB e PDT. 

Se somados aos partidos que possuem ministérios no governo, como MDB, Republicanos, União Brasil, PP e PSD, a base governista alcança 76% da elite parlamentar. Por outro lado, a oposição radical ao governo Lula, composta por partidos como PL, Federação PSDB/Cidadania e Novo, representa apenas 16% dos "Cabeças". 

Esses partidos, mais focados na luta político-ideológica, têm menor influência no processo decisório do Congresso Nacional. Já os partidos neutros, que não possuem ministérios no governo nem fazem parte da oposição radical, como Solidariedade e Podemos, somam 7% da elite parlamentar.


Encontrou algum erro? Entre em contato