Ponto a Ponto 5
Polícia Federal deflagra operação de combate ao abuso sexual infantojuvenil
Agentes identificaram arquivos de vídeos contendo cenas de abuso e exploração sexualA Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira, 19, a operação “Ponto a Ponto 5” em Maceió. A ação tem como objetivo combater crimes relacionados ao armazenamento e compartilhamento de imagens de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes.
Os policiais federais estão cumprindo um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal de Maceió. A operação é fruto de investigações iniciadas em março deste ano pela Delegacia de Combate aos Crimes Cibernéticos (DELECIBER) da Superintendência Regional de Polícia Federal em Alagoas.
Durante a investigação, a equipe identificou arquivos de vídeos contendo cenas de abuso e exploração sexual infantojuvenil que estavam sendo disseminados na internet para diversos usuários, incluindo residentes em outros países.
Após a análise dos dados associados à conta do usuário responsável pelos crimes, a Polícia Federal conseguiu localizar o armazenamento e o carregamento dos arquivos. Com base nessas informações, a Justiça Federal emitiu um mandado para a busca e apreensão do material.
Durante a operação, os policiais encontraram no computador do suspeito imagens explícitas e pornográficas envolvendo crianças e adolescentes. O suspeito foi conduzido à sede da Polícia Federal, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante pelo crime previsto no art. 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90).
Os crimes investigados estão previstos nos artigos 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente, com penas que, somadas, podem ultrapassar 10 anos de reclusão.