clima

Cidade alagoana entra em situação de emergência devido à seca

Ministério declarou situação de emergência em 14 municípios em todo o Brasil
Por Redação 06/08/2024 - 11:03

ACESSIBILIDADE

Ascom AMA
Seca castiga região do Sertão
Seca castiga região do Sertão

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, declarou situação de emergência em 14 municípios em todo o Brasil, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Entre os municípios afetados, destaca-se Senador Rui Palmeira, em Alagoas, que enfrenta seca e estiagem. Com o reconhecimento da emergência, essas cidades agora podem solicitar recursos federais destinados a ações de defesa civil, incluindo assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais. 

Além de Senador Rui Palmeira, outras 13 cidades também foram incluídas na lista devido a condições semelhantes. São elas: Planaltino (BA), Caucaia (CE), Independência (CE), Salitre (CE), Brejinho (PE), Dona Inês (PB), Barra de Santa Rosa (PB), São Francisco (PB), Salgadinho (PB), São João de Princesa (PB), Campo Grande (RN), Serra de São Bento (RN) e São Rafael (RN).

Municípios que recebem o reconhecimento de emergência ou calamidade pública podem solicitar recursos ao MIDR para suas ações de defesa civil através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as solicitações com base nos planos de trabalho enviados. Após a aprovação, a liberação dos recursos é formalizada com a publicação de uma nova portaria no DOU.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato