RELATÓRIO DO CENIPA

Modelo de avião que caiu em SP já perdeu controle em voo Maceió a Salvador

Aeronave teve problemas por gelo, mesma situação apontada como provável de ter acontecido em Vinhedo
Por Redação 13/08/2024 - 19:42

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Reprodução
Turboélice modelo ATR-72 já apresentou problemas por gelo
Turboélice modelo ATR-72 já apresentou problemas por gelo

O modelo de avião ATR 72, que caiu na última sexta-feira, 9, e provocou a morte de 62 pessoas em Vinhedo (SP) já apresentou problemas por gelo durante voo de Maceió a Salvador em 2013. A informação é de um relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e foi divulgada pela coluna do Carlos Madeiro, no Uol.

De acordo com a coluna, o voo entre Maceió e Salvador ocorreu no dia 26 de julho de 2013. A companhia aérea que o operou foi a extinta Trip, que havia fundido operações com a Azul em 2012. Assim como na aeronave da Voepass, o avião levava quatro tripulantes e 58 passageiros. No caso, porém, a aeronave conseguiu pousar em segurança e ninguém se feriu.

"O céu naquela noite estava nublado a encoberto, com nuvens e cristais de gelo. O voo seguiu sem problemas até a altitude de cruzeiro (16.000 pés), voando a uma velocidade de 202 nós (354 km/h). O voo decolou às 18h10 e tudo ia bem até 18h37, quando a tripulação identificou "formações meteorológicas" e discutiu a necessidade de desvios na rota", diz trecho.

Na conversa entre piloto e copiloto, eles demonstram dúvidas sobre os dados apontados no radar meteorológico. Sete minutos depois, eles percebem uma formação de gelo. A partir daí, tem início uma sequência de 13 minutos de problemas, que levaram à emergência na aeronave.

O relatório, datado de 4 de outubro de 2021, foi produzido após o órgão realizar uma extensa investigação do que ocorreu com a aeronave durante a viagem. O Cenipa classificou o caso como um "incidente grave" que teve "múltiplos fatores contribuintes": condições meteorológicas adversas, decisões equivocadas da tripulação e potenciais falhas e fatores de manutenção e projeto.

O relatório do Cenipa aponta que a fabricante realizou uma visita técnica à companhia aérea para esclarecer eventuais questões referentes a procedimentos de voo em condições de gelo. O treinamento periódico dos pilotos foi reformulado após o caso, dando-se maior ênfase ao gerenciamento do voo em condições de formação de gelo na aeronave.

A ATR também identificou áreas de melhoria em termos de redação, formatação e apresentação, para facilitar a tomada de decisão da tripulação e a recuperação de informações essenciais durante o voo. Sobre as falhas no indicativo do APM, a ATR disse que fez extensa investigação e que a única condição identificada seria a falha do próprio botão de alerta.

Desde o dia do acidente, a formação severa de gelo provocada por condições meteorológicas tem sido uma das hipóteses comentadas por especialistas para justificar a queda do avião da Voepass que despencou em Vinhedo, no entanto, só a investigação da Cenipa vai afirmar o que de fato provocou o acidente.


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