CRESCIMENTO

Alagoas tem apenas 1,2% da energia solar instalada no Brasil

Planejamento é crescer 30% no mercado fotovoltaico no Nordeste
Por Redação com Assessoria 16/08/2024 - 14:16

ACESSIBILIDADE

José Cruz/Agência Brasil
O avanço da geração própria de energia solar fortalece a sustentabilidade
O avanço da geração própria de energia solar fortalece a sustentabilidade

A energia solar no Nordeste tem se consolidado como uma das principais fontes de energia renovável, refletindo o crescimento do setor fotovoltaico no país. Dados da Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (Absolar) mostram que os estados do Nordeste são responsáveis por 20% da potência instalada em energia solar, atingindo 5.991 MW em julho de 2024. O estado de Alagoas representa 1,2% da energia instalada no Brasil e está em forte crescimento.

Dados recentes da Absolar apontam que o Brasil atingiu a marca de 2 milhões de residências com energia solar nos telhados. Os telhados solares nas casas somam cerca de 13 gigawatts (GW) de potência instalada e estão espalhados em mais de 5,5 mil municípios brasileiros. Desde 2012, os investimentos neste setor só têm crescido e já foram investidos mais de R$ 208 bilhões.

Robson Meira, Country Manager Brasil da Fox ESS, destaca que o Nordeste brasileiro é uma região privilegiada devido à alta incidência de irradiação solar durante todo o ano. A proximidade com a linha do Equador confere à região um alto potencial de geração de energia solar e pouca variação na irradiância ao longo das diferentes estações. Meira afirma que cerca de 40% do mercado da Fox ESS estão concentradas no Nordeste, e a expectativa é de um crescimento de 30% nesta região até 2025 e 10% em Alagoas. “O mercado de energia solar na região está em ascensão, impulsionado principalmente pelo custo mais baixo das terras, o que facilita a implantação de usinas solares”, pontua Robson.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato