VEJA
Vai à praia em Maceió no feriadão? Confira os trechos impróprios para banho
Informações foram divulgadas pelo IMA no mais recente boletim de balneabilidadeNa próxima terça-feira, 27, será comemorado o dia da padroeira de Maceió, Nossa Senhora dos Prazeres. Com isso, os maceioenses terão uma folga no meio da semana, ideal para aproveitar as praias do litoral e descansar. No entanto, é importante que os banhistas estejam cientes de que nem todas as praias estão adequadas para banho.
Nesta semana, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulgou um boletim de balneabilidade que indica 11 pontos no litoral alagoano que devem ser evitados. As coletas das amostras foram realizadas nos dias 20 e 21 deste mês em 66 trechos, abrangendo desde a praia do Pontal do Peba até Maragogi.
No litoral sul, das 23 áreas analisadas, apenas uma, localizada a 300 metros da Foz do Rio Niquim, na Barra de São Miguel, continua imprópria para banho. Assim, a região permanece liderando o ranking das áreas mais limpas, com 95,7% das praias apresentando boa qualidade para banho.
Por outro lado, as praias de Maceió requerem atenção especial, pois cinco dos 20 trechos avaliados foram classificados como impróprios. Apesar desse número, apenas 25% das praias da capital alagoana estão interditadas para banhistas. No litoral norte, cinco pontos da Praia de Maragogi também foram considerados inadequados para banho.
O IMA recomenda que, em qualquer época do ano, os banhistas evitem áreas sob influência direta de floração de algas, especialmente nos trechos das praias que vão da Avenida ao Sobral.