CONFIRA
Ranking de competitivadade: Maceió aparece na 7ª posição na região Nordeste
Na lista que considera todas as cidades do Brasil, capital alagoana subiu 38 posições e está em 199ºMaceió subiu 38 posições e aparece em 199º lugar no Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo CLP (Centro de Liderança Pública) em parceria com a Gove e a Seall. A capital alagoana é a sétimo na lista da região Nordeste.
Maceió se destacou em funcionamento da máquina pública, sustentabilidade fiscal e meio ambiente. Os pontos de dificuldade são acesso à saúde, acesso à educação e telecomunicações.
Das 200 cidades mais competitivas do Brasil, sete ficam no Nordeste. Avaliando todos os pilares do ranking, a região teve boa pontuação nos pilares qualidade da educação, acesso à educação, meio ambiente, capital humano e funcionamento da máquina pública.
Recife (PE) é a cidade mais competitiva da região Nordeste e está em 53º lugar no ranking nacional. Fortaleza (CE) está em 96º lugar no ranking geral e é a segunda colocada na lista da região. Já Teresina (PI) está em 154º lugar no levantamento nacional e em terceiro quando considerados apenas municípios nordestinos.
No ranking nacional, Florianópolis (SC) está em primeiro lugar, São Paulo (SP) está em segundo e Vitória (ES) está na teceria posição.
Já no ranking de sustentabilidade Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Maceió é a mais bem colocada do Nordeste, na 120ª colocação.
Sobre o ranking e o CLP
O Ranking de Competitividade dos Municípios apresenta os resultados detalhados dos 404 municípios do país com mais de 80 mil habitantes.
O ranking se baseia em 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública das cidades brasileiras: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento, Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.
O CLP é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há 16 anos, defende um Estado Democrático de Direito eficiente no uso de seus recursos e constituído sobre princípios republicanos.