TECNOLOGIA MÓVEL

Banco Central anuncia mudanças no Pix para celulares

Alterações devem trazer mais segurança aos clientes, contra possíveis fraudes e golpes
Por Redação 31/08/2024 - 14:32

ACESSIBILIDADE

Agencia Brasil
Banco Central
Banco Central

O Banco Central (BC) anunciou mudanças no sistema de segurança do Pix nos celulares. As alterações entrarão em vigor a partir de 1º de novembro e visam combater possíveis fraudes e golpes. Com o crescimento desse meio de pagamento, surgiram preocupações sobre a segurança, o que levou a instituição a adotar novas medidas de proteção.

Com a mudança, o BC irá limitar a R$ 200 o valor de transação via Pix para aparelhos de celular e computadores que não estão cadastrados na instituição. Em caso de troca de celular, o BC também passará colocar um limite diário no valor de R$ 1 mil. Nesses casos de troca de celular os clientes precisarão autorizar e validar o uso do novo dispositivo junto ao banco para liberar transações com valores maiores.

A nova política, por meio da Resolução BCB n.º 403, é uma tentativa de dificultar que golpistas realizem pagamentos via Pix, em aparelhos diferentes do já usado pelos clientes. O Banco Central também inclui mudanças no gerenciamento de risco por parte das instituições financeiras.

Agora, os bancos terão que identificar transações incomuns, cruzando informações com as bases de dados de segurança do Banco Central, interrompendo movimentações que pareçam suspeitas e evitando que fraudes sejam concluídas.

 Mudanças

- Adotar solução de gerenciamento de risco de fraude que use informações de segurança armazenadas no Banco Central, capaz de identificar transações Pix atípicas.
- Disponibilizar um canal eletrônico aos clientes com informações sobre os cuidados necessários para evitar fraudes.
- Verificar, ao menos uma vez a cada seis meses, se os clientes têm marcações de fraude na base de dados do Banco Central. Apesar da nova barreira, isso não exime as instituições financeiras de educar os clientes a respeito de boas práticas de segurança, disponibilizando informações claras e acessíveis sobre como se proteger de golpes e fraudes.


Encontrou algum erro? Entre em contato