ARAPIRACA

Unidade AVC do HEA atende mais de 1.200 pessoas em três anos

Serviço que integra o Programa AVC Dá Sinais é referência para os moradores de 46 municípios
Por Assessoria 11/09/2024 - 16:08

ACESSIBILIDADE

Ascm HEA
Hospital de Emergência do Agreste
Hospital de Emergência do Agreste

A Unidade AVC (Acidente Vascular Cerebral) do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, completa três anos com a marca de 1.207 usuários atendidos. O serviço, que é referência para os moradores dos 46 municípios que integram a II Macrorregião de Saúde, formada pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, integra o Programa AVC Dá Sinais, implantado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Entre os beneficiados está um idoso de 66 anos, morador de Estrela de Alagoas, atendido em março do ano passado. Ele foi 50ª paciente a ser submetido a trombólise, procedimento que utiliza um trombolítico, destinado a dissolver um coágulo no cérebro de uma pessoa acometida pelo popular derrame.

Inicialmente, ele foi socorrido até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira dos Índios, mas, através do aplicativo de telemedicina Join, utilizado pelo Programa AVC Dá Sinais, as equipes forneceram informações para a rede exclusiva de atendimento.

Em seguida, ele foi transferido para a Unidade AVC do HEA. Ao chegar, foram realizados exames de imagem e avaliação do paciente, até o caso ser diagnosticado como AVC isquêmico. Logo após os procedimentos, o paciente apresentou melhoras no déficit motor e no desvio labial.

Unidade de AVC do HEA está entre as melhores do mundo no acolhimento aos pacientes acometidos pelo derrame. Como prova do trabalho altamente qualificado, em agosto deste ano, o Programa Angels, iniciativa internacional da Boehringer Ingelheim concedeu o certificado WSO Angels Award Platinum Status, atestando o alto poder de eficiência assistencial do serviço.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato