podcast do uol
Após aliado perder prefeitura, Lira 'secou' emendas em cidade alagoana
Vitória de Leandro Silva, apoiado pelos Calheiros, marcou o fim da hegemonia do clãApós a derrota de seu grupo político nas eleições municipais de 2020 em Junqueiro, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) interrompeu o envio de emendas parlamentares para a cidade, sua terra natal. A informação foi divulgada no terceiro capítulo do podcast "Lira: os Atalhos do Poder", do UOL Prime.
A vitória de Leandro Silva (PTB), apoiado pela família Calheiros, marcou o fim de 28 anos de hegemonia do clã Pereira, liderado pelo então prefeito Carlos Augusto (MDB). A disputa pela prefeitura em 2024 entre Leandro Silva e Joãozinho Pereira (PP), primo de Lira, mantém o clima tenso na política local.
O assassinato do blogueiro Adriano Farias, aliado dos Pereira, e o afastamento de Joãozinho por motivos de saúde complicam ainda mais o cenário.
No entanto, os atritos começaram antes da posse de Leandro, quando um trator destinado à cidade foi recolhido pela Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), num gesto que evidenciou o poder de Arthur Lira.
No episódio também é revelado como a relação de Lira com Eduardo Cunha influenciou sua atuação na Câmara dos Deputados, sendo fundamental para a criação do orçamento secreto.