brasília

Arthur Lira pode se tornar ministro do governo Lula em 2025, diz colunista

Presidente também teria iniciado as negociações para levar Pacheco ao staff do governo
Por Redação 04/09/2024 - 06:03

ACESSIBILIDADE

Agência Câmara
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira

Os atuais presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), respectivamente, estão sendo cotados para integrar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a partir de 2025. A informação foi divulgada pela colunista Andreza Matais, do UOL.

Segundo a jornalista, o próprio Lula teria iniciado as negociações para trazer Lira e Pacheco ao primeiro escalão de sua administração. A movimentação ocorre em meio à proximidade do fim dos mandatos de ambos à frente das Mesas Diretoras da Câmara e do Senado, uma vez que nenhum dos dois pode concorrer novamente à presidência das Casas legislativas.

As conversas iniciais teriam acontecido na semana passada, em reuniões separadas entre Lula e os dois parlamentares, e devem ser retomadas nos próximos dias. A possível incorporação de Lira e Pacheco ao governo faz parte de uma estratégia política do presidente para neutralizar a influência do senador Ciro Nogueira (PP-PI), aliado de Jair Bolsonaro (PL) e figura central na oposição.

Pacheco, por sua vez, é membro do PSD, partido liderado por Gilberto Kassab, que mantém uma aliança com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), visto como potencial adversário de Lula nas eleições de 2026. Essa não é a primeira vez que o nome de Pacheco é cogitado para um ministério. Em maio, a Folha de S.Paulo já havia relatado discussões entre Lula e aliados sobre essa possibilidade.

Além de fortalecer a relação do Planalto com a futura liderança do Senado, um cargo ministerial manteria Pacheco em destaque, considerando que o senador pretende disputar o governo de Minas Gerais em 2026, contando com o apoio de Lula.

As eleições para as presidências da Câmara e do Senado também estão em pauta em Brasília. De acordo com o UOL, um eventual apoio de Lula a Elmar Nascimento (BA) para a sucessão de Lira na Câmara e a Davi Alcolumbre (AP) para o Senado poderia resultar em uma aliança entre o União Brasil e o PT nas eleições de 2026.

O União Brasil, terceira maior legenda do país, até o momento, planeja lançar a candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que é opositor ao governo Lula. Arthur Lira, embora tenha evitado comentários sobre sua sucessão durante um painel recente, teria Elmar Nascimento como seu candidato preferido.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato