ACORDO

Arthur Lira e Pacheco discutem divergências sobre emendas parlamentares

Parlamentares estão insatisfeitos com decisão de Flávio Dino que manteve a suspensão dos repasses
Por Redação 16/10/2024 - 14:20

ACESSIBILIDADE

Lula Marques/ Agência Brasil
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, chegou na tarde desta quarta-feira, 16, à residência oficial do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para tratar das divergências entre as duas Casas em relação às propostas do Supremo Tribunal Federal (STF) para a retomada do pagamento das emendas parlamentares. O encontro tem o objetivo de buscar uma definição que permita a conclusão do acordo, para que o STF volte a liberar os recursos que estão suspensos. As informações são do blog do Lauro Jardim, do site O Globo.

As emendas de bancadas estaduais estão no centro das divergências. Esses recursos são destinados conjuntamente por deputados e senadores. O STF propôs que, a partir de 2025, os valores sejam concentrados em até quatro obras estruturantes por estado. A Câmara, sob a liderança de Lira, já aceitou essa proposta. No entanto, o Senado, presidido por Pacheco, rejeitou o limite de quatro obras e defende que o número de projetos beneficiados seja ampliado para até dez, o que permitiria contemplar mais estados, especialmente os menores.

Lira e Pacheco discutem os termos para tentar chegar a um consenso que atenda aos interesses das duas Casas. A decisão final será fundamental para destravar os recursos destinados às emendas parlamentares.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato