FORMATO ONLINE
Filme alagoano sobre futebol feminino estará disponível na próxima semana
Filme estará disponível online e gratuitamente entre 7 e 15 de novembroO filme alagoano “Impedimento”, de Renata Baracho, estará disponível online e gratuitamente na plataforma Spcine Play entre 7 e 15 de novembro. O documentário é um dos destaques do 4º Citronela Doc – Festival de Documentários de Ilhabela, que acontece de 7 a 10 de novembro na cidade do Litoral Norte de São Paulo. Para quem não conseguir vir ao festival presencialmente, o filme estará online na Spcine Play, parceira do festival.
“Impedimento” trás histórias de mulheres que ocupam diferentes papéis no futebol: jogadora, torcedora, jornalista, fotógrafa e árbitra, como a repórter Charlene Araújo e Amanda Balbino, membro de torcidas organizadas. Elas aprenderam a amar o futebol em sua própria força, encontrando no esporte não apenas uma paixão, mas também um sentimento de pertencimento.
Todas elas mostram que futebol é sim coisa de mulher e que elas cada vez mais ocupam esse espaço, ainda que por vezes o estádio continue sendo um ambiente hostil para as mulheres.
“Impedimento” foi exibido em diversas mostras, como 1ª Mostra Carambola de Mulheres+ no Cinema, 14ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano, Visões Perifericas, V Mostra Clandestina - Mulheres Águas, Festival Revoada com as Escolas – Edição Especial 1º Festival Nacional de Curtas de Itaiópolis – ITAICINE, 4ª Sinédoque e 4° Mostra do Filme Marginal.
Neste ano o festival Citronela Doc irá exibir 28 filmes no total, entre longas, curtas e filmes produzidos no litoral norte e Vale do Paraíba (SP).
O Citronela Doc nasceu em 2021 e já se firmou como referência em cinema documental na agenda cultural anual da cidade de Ilhabela. O evento é marcado pela diversidade na produção cultural, reunindo filmes realizados em diversos estados do Brasil, por pessoas de diferentes gêneros e etnias, incluindo realizadores indígenas.
O arquipélago de Ilhabela fica no litoral norte de São Paulo, a 200 quilômetros da capital paulista, e é um dos principais destinos turísticos do Estado. Além de reunir algumas das praias mais bonitas do país e ser o município com maior percentual de Mata Atlântica preservada do Brasil (80% do território), a cidade dispõe também de um rico patrimônio cultural material e imaterial.