ECONOMIA

Lula e Haddad se reúnem com Lira e Pacheco para apresentar pacote fiscal

Ministro fará pronunciamento nacional nesta quarta-feira sobre medidas econômicas
Por Brasil247 27/11/2024 - 14:56

ACESSIBILIDADE

Agencia Brasil
Haddad fará pronunciamento nacional sobre pacote fiscal
Haddad fará pronunciamento nacional sobre pacote fiscal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), apresentam nesta quarta-feira (27) o pacote de corte de gastos do governo federal aos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Segundo o Metrópoles, na sequência, o governo também apresentará o pacote aos líderes partidários da Câmara.

Na quinta-feira (28), será a vez da proposta ser apresentada aos líderes do Senado. Os ministros Alexandre Padilha (PT), das Relações Institucionais, e Rui Costa, da Casa Civil (PT), também participarão das reuniões. A expectativa é que o pacote seja enviado ao Congresso ainda na quinta.

O governo federal discute o pacote fiscal há pelo menos um mês. Entre as regras que devem estar presentes no conjunto de medidas estão mudanças nas regras da aposentadoria de militares e alterações no formato de pagamentos do seguro-desemprego e do abono salarial. O objetivo da contação de gastos é manter a viabilidade do arcabouço fiscal.

Pronunciamento

Fernando Haddad fará pronunciamento em rede nacional às 20h30 desta quarta-feira, em meio às expectativa por medidas fiscais. Em ofício, a Presidência informa a convocação da Rede Nacional de Rádio e Televisão para o pronunciamento do ministro, e prevê duração de sete minutos e 18 segundos.

Pouco depois, o Ministério da Fazenda divulgou imagem para divulgação do pronunciamento, com o slogan "Brasil Mais Forte. Governo Eficiente, País Justo". Os mercados vêm aguardando há tempos a divulgação do pacote de cortes de gastos. A demora, já que o governo havia prometido as medidas para depois do segundo turno das eleições municipais, vem gerando pressão sobre os ativos brasileiros.


Encontrou algum erro? Entre em contato