serviço
Novembro Azul mobiliza UPAs de Maceió sobre prevenção ao câncer de próstata
Ações educativas reforçam junto aos colaboradores a importância dos exames preventivosDurante todo este mês, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Benedito Bentes, Trapiche da Barra e Santa Lúcia, geridas pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), intensificaram as ações da campanha Novembro Azul, voltadas para a prevenção e conscientização do câncer de próstata.
Temas como a importância dos exames preventivos, o autocuidado masculino na manutenção da saúde, adoção de hábitos saudáveis, os sinais de alerta da doença, entre outros, foram abordados durante as palestras realizadas nas unidades.
Nesses eventos, os colaboradores tanto receberam informações, quanto foram lembrados que, assim como os pacientes, também devem procurar pelos serviços de saúde para atendimento médico regularmente.
A UPA Benedito Bentes adotou essa abordagem, focando na importância do público masculino em procurar atendimento, visto que o preconceito com o exame ainda é um obstáculo. Nesse sentido, buscou proporcionar momentos de acolhimento e sensibilização sobre a doença, além de distribuir cartões com informações sobre a campanha.
Já na UPA Santa Lúcia, o palestrante e enfermeiro Matheus Nivaldo elogiou a participação e interação dos colaboradores. “Foi um momento enriquecedor e esclarecedor em nossa unidade. Todos os homens que estiveram presentes fizeram perguntas e puderam aprender mais sobre o autocuidado, além de se conscientizarem sobre a necessidade dos exames preventivos”, destaca.
E na UPA Trapiche da Barra, o Dr. Rogério Bernardo, médico urologista e diretor técnico da unidade, abordou sobre vários assuntos. “É importante pontuar que a prevenção do câncer de próstata e o seu diagnóstico precoce são fundamentais para um tratamento mais eficiente e com maior probabilidade de cura. Por isso, reforçamos por meio de palestras para que os colaboradores busquem sempre os cuidados necessários”, ressaltou.
Novembro Azul
Novembro Azul é uma campanha dedicada à conscientização sobre o câncer de próstata, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, representando cerca de 29% dos casos de câncer, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Somente em 2023, foram estimados mais de 70 mil novos casos no país, o que ressalta a importância de iniciativas que promovam a conscientização e o diagnóstico precoce.
E no Nordeste, a situação é alarmante. Dados mostram que a taxa de mortalidade é significativa, com uma média de aproximadamente 15,9 mortes a cada 100 mil habitantes, superior à média nacional.