SOLICITAÇÃO
Perdeu o documento de Compra e Venda do veículo? Saiba como solicitar
Desde 2021, o Certificado de Registro de Veículo, usado para transferência de propriedadeConhecido como o documento verde ou documento de compra e venda, o Certificado de Registro de Veículo (CRV) é necessário para fazer a transferência de propriedade. Por isso, é importante que os donos de veículos tenham o documento em mãos para dar início ao processo de Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em Meio Digital (ATPV-e).
No período de janeiro a novembro de 2024, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Alagoas fez a emissão de 3.653 segundas vias do CRV para usuários que tiveram o documento perdido ou extraviado; com dano ou rasura; ou por roubo ou furto. Desde 2021, os CRVs são emitidos somente de forma digital, já que o documento não é mais impresso em papel moeda, de acordo com a Resolução Nº 809 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
A primeira etapa do processo é a emissão das guias de taxas, que podem ser obtidas pelo site do Detran (https://www.detran.al.gov.br/veiculos/guia-2via-crv/) ou em qualquer posto de atendimento do órgão estadual. Após o pagamento das guias, o usuário faz o agendamento do serviço de vistoria.
“Nos casos de rasura/desgaste ou extravio, os usuários precisam agendar o processo de Segunda Via do CRV, e o horário deve ser após a realização do serviço de vistoria, pois a entrada do processo estará condicionada à realização da mesma. No prédio sede do Detran só é necessário o agendamento da vistoria, e logo após realizada, concluir o processo no local”, explicou Francisco Messias, subchefe do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) do Detran Alagoas.
Os proprietários também precisam levar o CRV antigo nos casos de rasura ou desgaste. Nas situações de perda ou extravio, os usuários devem preencher o formulário que está disponível no link: https://www.detran.al.gov.br/conteudo/formularios-para-download/.
Nas situações de roubo ou furto, os proprietários estão isentos do pagamento da taxa de 2ª via do documento, de acordo com a Lei nº 8.016 de 2018, mas deve ser agendado um atendimento presencial, no serviço de protocolo de qualquer ponto de atendimento do Detran, para solicitar a abertura de processo administrativo, com apresentação de Boletim de Ocorrência emitido pela Polícia Civil de Alagoas.