21 CASOS
Maceió lidera registros de meningite em Alagoas, diz Sesau
Dos 21 óbitos contabilizados no estado, cinco foram na capitalDe 1º de janeiro a 1º de dezembro, 21 casos de meningite foram registrados em Alagoas. Desse total, Maceió é o município com maior número de casos, com 15 diagnósticos da doença. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau).
O restante dos casos foram registrados na cidade de Capela (5), Jequiá da Praia (1), Flexeiras (1), Satuba (1) e Marechal Deodoro. Foram identificados 16 casos do tipo B e cinco sem identificação.
No último domingo, 15, uma criança de um ano, moradora de Maceió, foi diagnosticada com a doença.
Quanto aos óbitos, Maceió também segue na liderança dos casos. Só na capital foram registrados cinco. Os demais foram registrados em Jequiá da praia (1), Flexeiras (1) e Satuba (1).
De acordo com o Plano Estadual de Enfrentamento à Meningite, o atendimento aos pacientes suspeitos ou diagnosticados com a doença tem sido realizado pela Central Estadual de Regulação de Leitos, que agiliza as transferências para unidades hospitalares de referência.
Caso recente
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) investiga se uma menina de 1 ano e 4 meses de idade tem meningite. O caso suspeito foi identificado no domingo, 15, e divulgado pela pasta nesta segunda-feira, 16.
Segundo a SMS, uma equipe técnica está realizando o bloqueio de uma possível contaminação entre as pessoas próximas, por meio de medicação profilática, e monitorando toda a comunidade escolar.
Segundo a SMS, a criança está evoluindo bem, sem sinais de gravidade e respondendo adequadamente ao tratamento.