balanço

AL registra 28 tremores de terra em 2024 e fica em 3º lugar no Nordeste

Mês de junho foi o que mais concentrou tremores, com oito ocorrências
Por Redação 11/01/2025 - 09:30
A- A+
Sismologia Brasil
Cajueiro e Pão de Açúcar já registraram tremores de terra
Cajueiro e Pão de Açúcar já registraram tremores de terra

O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) divulgou o boletim sísmico de 2024, detalhando os abalos registrados no Nordeste brasileiro. O levantamento revelou que Alagoas registrou 28 tremores de terra no ano passado, colocando o estado na terceira posição no ranking de atividades sísmicas da região.

O estado da Bahia liderou o ranking com 130 tremores, representando 54% de todos os abalos sísmicos registrados no Nordeste, enquanto o Ceará ocupou o segundo lugar com 40 ocorrências. Apesar de sua frequência, a maioria dos tremores na região apresenta baixa intensidade, embora esses eventos reforcem a vulnerabilidade sísmica de alguns estados nordestinos.

Em Alagoas, o mês de junho foi o que mais concentrou tremores, com oito ocorrências, seguido por maio, com sete. Embora os tremores tenham sido de baixa magnitude, eles chamaram a atenção para a atividade sísmica no estado. O município de Belo Monte, localizado no Baixo São Francisco, e Feira Grande, na Região Agreste, foram os que mais registraram tremores, com cinco eventos cada.

Em Belo Monte, quatro dos cinco tremores ocorreram em junho, todos com magnitude de 1.8 mR. Já em Feira Grande, dois tremores consecutivos, de magnitude 2.0 mR, foram registrados na madrugada de 5 de maio, praticamente no mesmo horário. Outros municípios alagoanos, como Arapiraca, Ibateguara e Colônia Leopoldina, também relataram atividades sísmicas ao longo do ano.

O LabSis divulgou um mapa com a localização dos abalos sísmicos em Alagoas e em todo o Nordeste, proporcionando uma visão mais detalhada sobre os pontos afetados. Entre julho e outubro, não foram registrados tremores em Alagoas. O último abalo sísmico do ano ocorreu em dezembro, na Plataforma Continental, próximo à costa do estado.


Encontrou algum erro? Entre em contato