AUMENTO
Alagoas é o estado do Nordeste que mais investiu em Inovação
Estado avançou seis posições no ranking do setor, mostra INPI
Os investimentos em Ciência e Tecnologia fizeram com que Alagoas avançasse seis posições no ranking nacional de inovação elaborado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O comparativo do Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento do órgão mostra o cenário da inovação nos Estados brasileiros na última década.
Nesse período, o índice de Alagoas passou de 0,121 em 2014 - quando ocupava o último lugar do país -, para 0,143 no ano passado, avançando seis posições e chegando a 21º lugar. A nota, cujo valor máximo é 1, é calculada com base em 74 indicadores, divididos em sete eixos temáticos – como Economia, Negócios e Tecnologia, baseados na metodologia do Global Innovation Index (WIPO).
Em 2014, o aporte financeiro feito no setor de inovação somou R$ 67,8 milhões, segundo Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Já no ano passado, esse valor saltou para mais de R$ 91 milhões, um crescimento 34,3%.
Na região, o salto dado pelo setor de inovação em Alagoas é maior do que o Rio Grande do Norte, que encabeça o ranking dos estados nordestinos, em 11º lugar, subindo duas posições em relação a lista de 2014 e desbancando Pernambuco, que liderava a tabela no Nordeste.