ECONOMIA
Craíbas: Mineração Vale Verde conclui venda para grupo chinês BNMC
Negociação foi estimada em 500 milhões de euros, cerca de R$ 2,8 bilhões
A Mineração Vale Verde (MVV) anunciou nesta quarta-feira, 2, a finalização da venda de sua unidade em Craíbas, interior de Alagoas, para o grupo chinês Baiyin Nonferrous (BNMC).
A transição da gestão atual, liderada pela Appian Capital, para a nova controladora deve ocorrer em até seis meses. O valor da transação não foi divulgado, mas estima-se que a negociação tenha sido de aproximadamente 500 milhões de euros, o equivalente a cerca de R$ 2,8 bilhões.
Em redes sociais, a MVV afirmou que a operação já era prevista, pois a empresa fazia parte de um portfólio administrado por um fundo de investimentos. A companhia informou ainda que o repasse de informações entre as gestoras seguirá o cronograma.
"O processo de venda para a Baiyin Nonferrous Group Co., Ltd., também conhecida como BNMC, foi concluído [...] A MVV reafirma seu compromisso com parceiros de negócios, comunidades, meio ambiente e com as pessoas que fazem da nossa trajetória, iniciada em 2018, uma história de excelência", disse a empresa por meio de suas redes sociais.
O BNMC, listado na bolsa de Xangai, atua como maior fornecedor de cobre da China. A MVV opera no setor desde 2018.