ECONOMIA
O pagamento do 13º de pensionistas e aposentados do INSS foi definido?
Ministra Simone Tebet fala sobre período viável de antecipação do salário extra
A expectativa pela antecipação do 13º salário de pensionistas e aposentados do INSS é grande, mas até agora, qualquer novidade a respeito deve ser considerada especulação. A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, negou que a antecipação do salário extra seja feita em abril, como anunciado nas redes sociais. Segundo ela, essa antecipação é “inviável”.
Na semana passada, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, afirmou em entrevista coletiva que a antecipação do 13º salário segue em avaliação, mas deverá ocorrer. Segundo ele, a discussão dentro do governo do presidente Lula está focada em quando será a janela de pagamento (ou entre abril e maio, ou entre maio e junho).
Geralmente, o abono do INSS é pago no segundo semestre de cada ano. No entanto, nos últimos anos, em função da pandemia de covid-19 tanto os governos Bolsonaro quanto Lula anteciparam o benefício com o objetivo de estimular a economia. Isso porque o adiantamento movimenta o setor de comércio e serviços e não prejudica o caixa do governo, já que o pagamento já é previsto para o exercício financeiro.
Em 2024, o 13º salário do INSS foi pago para um pouco mais de 33 milhões de beneficiários, entre abril e maio. Até o momento, o governo federal não indicou quantos serão beneficiados neste ano.