RIO LARGO

Vereador será julgado por tentativa de homicídio por motivo fútil

Justiça acata denúncia e determina julgamento por crime motivado por som alto
Por Tamara Albuquerque 12/04/2025 - 16:07
A- A+
Câmara de Rio Largo
Vereador José Carlos Reis dos Santos
Vereador José Carlos Reis dos Santos

O vereador de Rio Largo, José Carlos Reis dos Santos Filho, conhecido como Carlinhos Reis, será submetido a julgamento por tentativa de homicídio contra a vítima Anderson Carmo dos Santos, após disparar sete tiros contra ele durante discussão motivada pelo som alto que o estava incomodando. A decisão é do promotor de justiça Cláudio Luiz Galvão Malta, que aceitou a denúncia em desfavor do vereador.

O caso foi registrado em Rio Largo em março de 2021. A vítima, que não foi ferida pelos disparos, estava na praça da destilaria Lourenço de Albuquerque, onde bebia e escutava música com volume alto. O atual vereador, sentindo-se incomodado, foi ao local reclamar, gerando uma discussão. 

Segundo os autos do inquérito policial nº 2796/2021, em determinado momento o vereador sacou a arma e fez os disparos, que só não atingiu o alvo porque o amigo Valmir Cirilo da Silva, que o acompanhou até a praça, segurou sua mão e fez o desvio.

O processo, inicialmente tramitando na 3ª Vara Criminal de Rio Largo, foi transferido para Maceió após a defesa do parlamentar solicitar o desaforamento, alegando questões relacionadas à imparcialidade do júri na cidade de origem. O pedido foi aceito pela Justiça. Carlinhos, como é chamado na cidade, será levado a júri popular.

Caso seja condenado, o vereador poderá enfrentar uma pena de 6 a 20 anos de prisão em regime fechado e ainda perder o mandato na Câmara Municipal de Rio Largo.

O promotor afirma que o vereador Carlinhos, consciente e voluntariamente, praticou o crime de tentativa de homicídio, sendo incurso nas penas de artigos do Código Penal Brasileiro. Diante do exposto, o Ministério Público solicitou que o vereador seja julgado e pronunciado, o que foi aceito pela Justiça de Alagoas.

O julgamento em Maceió ainda não tem data marcada, mas o caso tem gerado grande repercussão política e social no município da Região Metropolitana de Maceió.


Encontrou algum erro? Entre em contato