"Metamorfo"
PF deflagra operação contra tráfico e lavagem de dinheiro em Alagoas
Líder do grupo usava identidade falsa e continuava operando mesmo preso
A Polícia Federal em Alagoas deflagrou nesta quarta-feira, 30, a Operação Metamorfo, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A ofensiva policial cumpriu nove mandados de prisão temporária e 14 mandados de busca e apreensão em municípios alagoanos — Maceió, Arapiraca, Santana do Ipanema e Campo Alegre — e nos estados de Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e São Paulo.
As investigações começaram após a identificação de um suspeito que usava identidade falsa para escapar da Justiça e manter suas atividades criminosas no Estado. O uso do documento falso foi confirmado pela PF, que também apurou que o investigado chegou a ser preso na Paraíba, onde tentou subornar os policiais com uma oferta de R$ 200 mil, configurando o crime de corrupção ativa.
Mesmo detido em João Pessoa, o suspeito continuava a comandar o esquema de tráfico, utilizando contas bancárias abertas com a identidade fraudulenta para movimentar valores oriundos da venda de entorpecentes. Os recursos passavam por contas de terceiros, muitos deles com vínculos com o tráfico e residentes em Arapiraca/AL, sem capacidade financeira compatível com os altos valores movimentados.
Segundo a PF, o dinheiro era utilizado para aquisição de bens e também era transferido a um traficante atuante no Estado de São Paulo, reforçando a estrutura interestadual da organização. As investigações seguem em andamento.