SOLIDARIEDADE
Hemoal tem apenas 30% da reserva mínima de sangue; veja como doar
Unidades de Maceió e Arapiraca abrem durante o feriado prolongado
O estoque de sangue disponível na Hemorrede Pública de Alagoas atingiu um nível crítico nesta semana, com apenas 123 bolsas disponíveis, número que representa apenas 30,75% do volume mínimo necessário — 400 bolsas. A grave situação levou o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) a abrir suas unidades em Maceió e Arapiraca durante os três dias do feriado prolongado do Dia do Trabalhador, na tentativa de reforçar o abastecimento.
A abertura das unidades nesta quinta, 1º, sexta, 2, e sábado, 3, tem como objetivo evitar o desabastecimento em hospitais como o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, além de garantir a realização de cirurgias eletivas previamente agendadas.
A diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, reforça o apelo à população. “Nosso estoque está muito abaixo do ideal. Precisamos com urgência do apoio da população para estabilizar os níveis e garantir a continuidade dos atendimentos de urgência e emergência”, alerta.
As unidades funcionarão das 7h às 17h, tanto na Unidade Trapiche (ao lado do HGE) quanto na Unidade Via Expressa (ao lado do Hospital Metropolitano), em Maceió. Em Arapiraca, a Unidade Eldorado também estará aberta nos mesmos horários.
Requisitos para doar
Estar em boa saúde
Ter entre 16 e 69 anos
Pesar no mínimo 50 kg
Estar alimentado (evitando alimentos gordurosos)
Ter dormido ao menos 6 horas na noite anterior
Não consumir álcool nas últimas 12 horas
Apresentar documento oficial com foto
Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal. Procedimentos como tatuagens, piercings, micropigmentação e maquiagem definitiva impedem a doação por 12 meses.
Doenças como Aids, hepatite (após os 11 anos), sífilis e doença de Chagas excluem a pessoa definitivamente da lista de possíveis doadores, segundo o Ministério da Saúde.
Todas as unidades do Hemoal retomam o atendimento em horário habitual na segunda-feira, dia 5 de maio.