CRISE

Hemoal enfrenta baixo estoque de sangue e opera com 31% do necessário

Situação pode comprometer atendimentos médicos e forçar o cancelamento de cirurgias
Por Redação 07/05/2025 - 21:20
A- A+
© Myke Sena/MS
Paciente durante doação de sangue
Paciente durante doação de sangue

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está com um estoque crítico de sangue, contando com apenas 124 bolsas, o que representa 31% do necessário para atender à demanda dos hospitais e maternidades do estado. O ideal seria ter pelo menos 400 bolsas disponíveis.

Segundo a direção do órgão, a atual situação pode comprometer atendimentos médicos e forçar o cancelamento de cirurgias eletivas.

Para tentar reverter o quadro, o Hemoal solicita a colaboração da população e pede que aqueles que possam doar sangue se dirijam aos postos de coleta. 

Como parte das ações para aumentar o número de doações, o Hemoal realiza uma coleta externa nesta quinta-feira, 8, em Coruripe, no bairro Tércio Wanderley. A coleta será realizada na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), das 8h às 16h. 

Para quem não puder comparecer, o Hemocentro mantém unidades fixas de coleta em Maceió e Arapiraca, onde os voluntários podem doar durante a semana e aos sábados.

Para doar, os candidatos devem ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde e apresentar documento com foto. Além disso, é necessário evitar o consumo de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato