SOLIDARIEDADE

Jovem salva cinco vidas após família permitir doação de órgãos em Alagoas

Adolescente de 17 anos teve morte encefálica após acidente de trânsito
Por Assessoria 08/05/2025 - 20:10
A- A+
Sesau
Equipe do HGE realiza a 12ª captação de órgãos em 2025
Equipe do HGE realiza a 12ª captação de órgãos em 2025

Um gesto de solidariedade mudou o destino de cinco pessoas em Alagoas na segunda-feira, 5. A doação de órgãos feita por uma jovem de 17 anos, vítima de um grave acidente de trânsito, permitiu a realização da 12ª captação do ano no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.

Com a morte encefálica confirmada, a adolescente teve seus rins, córneas e fígado doados. A família, mesmo em meio à dor, autorizou a doação, permitindo que outras vidas fossem salvas.

“Conseguimos captar os rins, as córneas e o fígado seguindo um protocolo rigoroso, desde a identificação do potencial doador até o transplante dos órgãos aos receptores”, explicou o coordenador da Organização de Procura de Órgãos (OPO), o médico Lucas Santana.

A ação mobilizou diferentes equipes médicas para que todo o processo fosse realizado com segurança, seguindo as diretrizes do Sistema Nacional de Transplantes (SNT). A Central de Transplantes de Alagoas, responsável por identificar os receptores mais compatíveis, informou que ainda existem 577 pessoas aguardando por um transplante no estado — sendo 557 por córneas, 13 por rins, quatro por coração e três por fígado.

“Na maioria das vezes, o transplante é a única chance de vida para quem está na fila. Por isso, é fundamental que as famílias conversem sobre o desejo de doar”, reforçou Daniela Ramos, coordenadora da Central de Transplantes. “Se a sua família não autorizar, os órgãos não serão retirados. Uma vida que poderia ser salva, se perde”.

A doação da jovem representa não só um ato de amor, mas também uma oportunidade concreta de recomeço para cinco pessoas e suas famílias.


Encontrou algum erro? Entre em contato