especulações

Arthur Lira teria articulado relatório sobre Ramagem para agradar Bolsonaro

Estratégia foi para fortalecer aliança com o ex-presidente e garantindo apoio a Gaspar
Por Redação 09/05/2025 - 08:14
A- A+
Divulgação
Alfredo Gaspar e Arthur Lira
Alfredo Gaspar e Arthur Lira

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) mantém um controle decisivo sobre o futuro político de Alfredo Gaspar (UB-AL), consolidando sua influência no cenário eleitoral de Alagoas. É como analisa o jornalista Voney Malta, em artigo publicado nesta sexta-feira, 9, em seu blog. O futuro político dos candidatos da federação PP-União Brasil no estado será definido não apenas por Ciro Nogueira (PP-PI), mas também por Lira, presidente da executiva nacional do PP.

Embora Gaspar tenha a opção de disputar o Senado, outro cargo ou até buscar a reeleição, essa liberdade não seria plena. A direção partidária, e não o detentor do mandato, agora detém o poder de decidir sobre as candidaturas. Lira, com sua forte relação com o ex-presidente Jair Bolsonaro, também exerce grande influência sobre as escolhas de Alfredo. A proximidade entre os dois, fruto de um acordo político durante o governo de Bolsonaro, fortalece ainda mais o controle de Lira sobre Gaspar.

Em 2022, Lira foi importante para que Gaspar se lançasse candidato, após a ruptura com os Calheiros, proporcionando-lhe apoio e estrutura, o que resultou em sua segunda colocação nas eleições em Alagoas. Um exemplo claro dessa articulação foi o relatório de Gaspar, que aprovou a suspensão da ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) no STF. 

Fontes revelam que esse material foi uma estratégia articulada por Arthur Lira para agradar Bolsonaro, reforçando sua aliança com o ex-presidente e assegurando a continuidade do apoio político a Gaspar.

Além disso, Lira não só mantém Gaspar sob seu controle, mas também usa a figura do ex-procurador-geral de Justiça como uma estratégia para enfraquecer seu principal adversário político, Renan Calheiros (MDB-AL). O deputado federal Davi Davino Filho, que recentemente trocou o PP pelo Republicanos, também é visto como uma peça-chave nesse jogo político.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato